naturalbeef-020616-1

A partir de um trabalho conjunto de pesquisa e desenvolvimento, a Arca Agropecuária, parceira da Premix, empresa brasileira líder em nutrição animal, desenvolveu uma marca própria de carnes, a Natural Beef, produzida a partir da utilização de animais livres de antibióticos e hormônios.

Cliente e parceira da Premix há mais de 10 anos, a Arca Agropecuária, é proprietária da Fazenda Vale Verde, detentora do prêmio “Rentabilidade no Meio Rural”, concedido pela FAMATO (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso). Com sistema de cria, recria e engorda em diferentes unidades, as propriedades de Paulo Carvalho, utilizam o Fator P, presente nos produtos da Premix, na nutrição de seus animais.

O Fator P é um aditivo 100% orgânico, composto por aminoácidos, probióticos e ácidos graxos essenciais que melhoram a digestão de alimentos fibrosos, o metabolismo ruminal e a absorção de nutrientes, desenvolvido com exclusividade pela Premix.

Atuando no mercado de carne de qualidade há 24 anos, a Arca produz animais para grandes frigoríficos, como o Marfrig. Com base nesse know-how, em 2011 a empresa desenvolveu a marca própria Natural Beef e está habilitada a exportar para o exigente mercado europeu, garantindo a procedência, a rastreabilidade e a qualidade da carne.

naturalbeef-020616-2

Para Paulo de Carvalho (foto), o objetivo da empresa é produzir animais livres de antibióticos. “A ideia é conseguir zerar o uso de antibióticos sem comprometer o desempenho dos nossos animais. A Premix consegue isso através do Núcleo Alto Desempenho Natural Beef, uma formulação exclusiva para atender esta demanda, sem nenhuma adição de antibióticos”, explica.

Para Lauriston Bertelli Fernandes, diretor técnico e P&D da Premix, o uso do aditivo desenvolvido pela Premix, somado ao trabalho dos técnicos da Arca Agropecuária, resultou em uma carne de qualidade superior, que recebeu a marca Natural Beef.

Érico Pereira Neves, zootecnista e consultor técnico da Premix, ressalta que existe um monitoramento rigoroso e contínuo na qualidade e composição dos alimentos usados na nutrição desses animais, visando bons desempenhos e alta qualidade no produto final.

“Para atender as exigências da grife Natural Beef, os animais são criados em um semiconfinamento, com acesso ao pasto, água limpa e fresca, engordando com silagem e grãos produzidos na própria fazenda, além de uma suplementação complementar, enriquecida com o Fator P. Os animais são livres de hormônios e estimulantes para crescimento e não ingerem nenhum tipo de antibiótico”, explica Lauriston.

Ele lembra que o sistema Natural Beef acompanha a tendência do mercado mundial. “A nutrição equilibrada faz com que o animal tenha uma resistência imunológica maior, com menor utilização de medicamentos. “É um sistema de produção verde e amarelo, onde o verde é a forragem, e o amarelo, os complementos via grãos”, destaca.

Fator P

A maioria dos aditivos promotores de eficiência alimentar e de ganho vem do uso de ionóforos ou antibióticos. Os ionóforos são moléculas de baixo peso molecular produzidas por fungos e que se ligam à íons minerais, controlando suas movimentações através das membranas das células.

Os ionóforos são classificados como antibióticos, pois inibem o crescimento, principalmente das bactérias gram-positivas (celulolíticas), responsáveis pela produção do ácido acético. Assim, os ionóforos proporcionam uma fermentação mais eficiente dos alimentos, suprimindo a formação de metano e aumentando a produção de propionato.

No entanto, em 1999, a União Europeia (UE) baniu a utilização de ionóforos ou antibióticos como promotores de crescimento baseando-se no “princípio de precaução”. A proibição aconteceu em 2006 como “postura preventiva”, já que não havia dados científicos conclusivos que comprovassem que esses aditivos deixavam resíduos na carne.

Atenta a este cenário e sempre pensando no melhoramento do rebanho de seus clientes, a Premix, criou o Fator P, considerado 100% natural, por não utilizar nenhum tipo de ionóforo ou antibiótico.

A inclusão do Fator P na alimentação do animal favorece o ganho de peso em até 20%, melhora a reprodução das fêmeas, podendo reduzir o manejo sanitário e melhorar a resposta imunológica do animal. Isto significa maior segurança e rígido controle em relação aos contaminantes e redução dos riscos para os animais e para os humanos.

Além disso, o aditivo provoca menor impacto ambiental, redução de impacto tóxico em insetos e micro-organismos benéficos ao meio ambiente e redução da emissão de metano por kg de carne ou leite produzidos, facilitando as exportações para esses países que não permitem o uso de antibióticos na alimentação animal.

O Fator P, inclusive, recebeu o selo de aprovação da IBD, Associação de Certificação Instituto Biodinâmico, credenciando-o para a utilização na pecuária orgânica e biodinâmica.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado. O Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 37 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equídeos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

naturalbeef-020616-3

Fonte: Premix