Foram 12.078 kg de leite produzidos em 305 dias; propriedade também obteve a maior média individual do Estado

recanto-gigica-600

O Sítio Recanto do Gigica, localizado no município de Itapeva (MG), assessorado pela Premix, empresa nacional líder em nutrição animal, alcançou a maior média de produção no Estado de Minas Gerais, com 12.078 kg de leite em 305 dias. A fazenda também obteve a maior média individual do Estado com a vaca Boscatti Imaculada Mistral, que produziu 74,5 kg de leite/dia.

A propriedade, pertencente a Djair Boscatti e Gianfranco Tomazzini Boscatti, estĂĄ entre as maiores produtoras de leite do Estado. O trabalho de suplementação, desenvolvido pelo consultor tĂ©cnico e coordenador de PecuĂĄria Leiteira da Premix, LiĂ©ber Garcia, foi aferido pela Associação dos Criadores de Gado HolandĂȘs de Minas Gerais (ACGH-MG), obtendo a maior mĂ©dia em rebanhos de 75 a 100 animais controlados.

O trabalho começou em novembro de 2015, quando a Premix foi convidada a aprimorar um nĂșcleo especial que jĂĄ era utilizado na propriedade com objetivo de incrementar a produção e, ao mesmo tempo, oferecer segurança alimentar e longevidade aos animais do rebanho. “Foi a partir deste desafio que nasceu o Neo Lactus Premium, recĂ©m lançado pela Premix. O produto oferece maior segurança na dieta, com o controle da acidose, que Ă© um desbalanceamento entre fibras e concentrado, alĂ©m de promover o aumento dos sĂłlidos no leite e reduzir as infecçÔes. TambĂ©m melhora a qualidade dos cascos e produz aumento da longevidade das vacas.”, lembra LiĂ©ber.

“Foram utilizados como parĂąmetros para o desenvolvimento do novo produto as vacas em lactação da propriedade, produção diĂĄria mĂ©dia, produção de leite comercializado, produção de vaca/dia e produção de leite/mĂŁo de obra, ou seja, a diluição dos custos com mĂŁo de obra”, explica.

As 101 vacas em lactação produziram uma mĂ©dia de 36,71 kg de leite/animal/dia, um aumento de 14,75% em relação Ă  produção de 2015, que registrou 31,99 kg/animal/dia. A produção diĂĄria mĂ©dia do rebanho registrou 3769,4 kg/dia, 5,8% a mais em relação ao ano de 2015, cuja mĂ©dia foi de 3562,7 kg/dia. JĂĄ a produção de leite comercializado aumentou 7,2% em relação ao ano anterior, com 20,15% de aumento na eficiĂȘncia na produção de leite com a mesma mĂŁo de obra.

Gianfranco Tomazzini Boscatti, proprietĂĄrio da fazenda, comenta que ao iniciar a conversa com a Premix apresentou as necessidades da propriedade com relação Ă  empresa parceira na nutrição. Ele necessitava de um produto que atendesse ainda mais a demanda nutricional de animais de altĂ­ssima produção, suporte tĂ©cnico e custo x benefĂ­cio compatĂ­veis com a situação econĂŽmica da pecuĂĄria leiteira nacional. “A Premix colocou tudo isso em um pacote e nos apresentou”, comenta.

“Nutricionalmente o novo produto Ă© muito seguro. Fornece todos os macro e micro minerais e vitaminas que meus animais necessitam para que obtenham o melhor desempenho. As vacas recebem agora uma dieta desafiadora em termos de carboidratos e, com os aditivos presentes no produto. Dessa forma hĂĄ um melhor aproveitamento dos alimentos presentes na dieta, melhorando a produtividade a cada dia”, conclui.

O próximo desafio da Premix é ampliar a produção leiteira através da utilização do novo produto Neo Lactus Premium e auxiliar a propriedade a fazer da vaca Boscatti Imaculada Mistral a recordista mineira e brasileira em produção de leite a manter-se no topo da categoria. 

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluçÔes em nutrição integradas. Com a missĂŁo de contribuir para evolução do agronegĂłcio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reĂșne as empresas Premix, indĂșstria nacional lĂ­der em nutrição animal que atua hĂĄ 38 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritĂłrio central em RibeirĂŁo Preto, interior de SĂŁo Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fåbricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringå (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituiçÔes de ensino do Brasil.

Fonte: Premix